Depois que o credor alemão reentrou no Índice DAX, substituindo a gigante química Linde (ETR:LINI), as ações do Commerzbank AG (ETR:CBKG) subiu na segunda-feira. O Commerzbank está se juntando ao clube exclusivo das empresas blue-chip da Alemanha pela primeira vez desde 2018, quando foi retirado do índice para dar lugar ao processador de pagamentos Wirecard.
No início deste mês, o Commerzbank divulgou seu maior lucro líquido anual em mais de uma década e disse que espera ver uma melhora nesse resultado em 2023. Desde então, o segundo maior banco da Alemanha passou por uma ampla revisão de suas operações, que viu milhares de empregos cortados e agências fechadas em uma tentativa de aumentar os lucros.
A Linde, até recentemente, o maior membro do DAX em valor de mercado, anunciou em outubro que iria sair da bolsa de valores de Frankfurt. A fabricante de gases industriais disse que formará uma nova holding (NYSE:LIN) para negociar na Bolsa de Valores de Nova York, argumentando que o DAX havia pesado sobre sua avaliação.