A convenção do PDT está marcada para 9h, em clube na zona norte do Rio Candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes irá participar neste sábado (23) da convenção de lançamento da candidatura de Rodrigo Neves (PDT) ao governo do Rio de Janeiro. A chapa conta com o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) como vice.
A presença de Ciro foi informada nesta sexta-feira (22) pelas assessorias de Neves e do PDT, em comunicado sobre o tema.
A convenção do PDT está marcada para 9h, em clube na zona norte do Rio. O ato também definirá os candidatos a senador, suplentes, e a deputados federais e estaduais do partido. Estão previstas ainda a participação do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), além de parlamentares e dirigentes partidários. O evento será realizado de maneira híbrida – presencial e online.
Também estarão presentes o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), de acordo com os informes. Paes é padrinho político de Santa Cruz.
No começo do mês, Paes declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), adversário de Ciro Gomes. Apesar desse apoio ao PT, Paes costurou também um acordo com o PDT local, retirando a pré-candidatura de Cruz ao governo fluminense e o indicando para ser vice na chapa de Rodrigo Neves.
Agora, Paes tenta costurar um acordo também com o PT local. A direção petista tinha feito uma aliança com o PSB, para apoiar a pré-candidatura de Marcelo Freixo ao governo do Rio e indicar o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, André Ceciliano (PT) para ser candidato ao Senado.
No entanto, com a decisão de Freixo de lançar o deputado Alessandro Molon (PSB) para o Senado em sua chapa, o PT ameaça romper o acordo com o PSB. O prefeito do Rio ofereceu a vaga para Ceciliano disputar o Senado na chapa de Rodrigo Neves.
Ciro Gomes
Ana Paula Paiva/Valor