O Cade verificou que o impacto dessa operação será pequeno em termos de competitividade, já que a Financeira Veloz possui menos de 20% do mercado de serviços de concessão de crédito A Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a aquisição de controle da Mova pela Financeira Veloz, detida pela Serasa Experian, companhia que atua como bureau de crédito.
Já a Mova é uma empresa autorizada a operar como sociedade de empréstimo entre pessoas pelo Banco Central. Com essa companhia, pessoas físicas e jurídicas buscam crédito e financiamento diretamente com investidores, sem a intermediação de um banco, por meio de uma plataforma digital.
Foi alegado ao Cade que a operação está alinhada com as respectivas estratégias de crescimento da Mova e da Serasa Experian, uma vez que ambas são empresas que fazem uso intensivo de tecnologia para ofertar plataformas abertas para o uso de terceiros, além de representar uma oportunidade de aprimorar a jornada de oferta de crédito em um ambiente totalmente digital e integrado, com melhorias no portfólio dos produtos de crédito.
O Cade verificou que o impacto dessa operação será pequeno em termos de competitividade, já que a Financeira Veloz possui menos de 20% do mercado de serviços de concessão de crédito. Assim, a Superintendência do órgão antitruste concluiu que a operação “não possui o condão de acarretar prejuízos ao ambiente concorrencial”. Com isso foi dado aval a esse negócio.
Reprodução