As ações mundiais se recuperaram nesta quarta-feira depois que a atividade manufatureira da China se expandiu no ritmo mais rápido em mais de uma década, enquanto números de inflação mais fortes do que o esperado em toda a zona do euro afetaram os títulos do governo.
Dados de inflação das regiões alemãs, um dia depois que números de fevereiro mostraram que as pressões sobre preços subiram mais do que o esperado na França e na Espanha, alimentaram temores de que o Banco Central Europeu precisaria elevar ainda mais os juros.
A inflação pegajosa pode obrigar os bancos centrais a aumentar ainda mais as taxas, a fim de evitar mais danos econômicos. A próxima onda de indicadores econômicos provavelmente será crucial, já que os mercados avaliam se os futuros aumentos de juros estão suficientemente precificados agora.
O rendimento dos títulos do governo alemão de 2 anos, altamente sensível a mudanças nas expectativas de taxa de juros, subiu para o maior nível desde outubro de 2008, em torno de 3,20%, e subiu 8 pontos-base (bps) no dia. Os rendimentos dos títulos aumentam à medida que os preços caem.