A página de status do Azure mostrou que os serviços foram afetados nas Américas, Europa, Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África. Apenas serviços na China e sua plataforma para governos não foram atingidos.
Uma interrupção da plataforma de computação em nuvem da Microsoft, Azure, pode afetar uma variedade de serviços e criar um efeito dominó, já que quase todas as maiores empresas do mundo usam a plataforma.
“Determinamos que o problema de conectividade de rede está ocorrendo com dispositivos na Microsoft Wide Area Network (WAN)”, disse a Microsoft. Isso afeta a conectividade entre clientes na Internet para o Azure, bem como a conectividade entre serviços em datacenters, afirmou.
A Microsoft acrescentou em um tweet que reverteu uma mudança de rede que acreditava estar causando o problema. “Estamos monitorando o serviço enquanto a reversão entra em vigor”, afirmou.
A Microsoft não divulgou o número de usuários afetados pela interrupção, mas dados do site de rastreamento de interrupções Downdetector mostraram milhares de incidentes distribuídos por continentes.